Informações de origem e procedência
Padre Luiz A. Simonaggio está localizado ao lado direito da fotografia usando paletó preto. No centro da foto está o Sr. Santo Possamai e, ao lado direito, seu filho Dalcir que tinha em torno de 3 ou 4 anos. Pe. Luiz A. Simonaggio partilhando um churrasco no interior da nova Igreja com os trabalhadores. Relatava em suas anotações a preocupação da construção da Igreja. Muitas vezes às três horas da manhã, com lampião marreta e ponteiro de aço, ia picotar as pedras colocadas, pois queria vê-las bem trabalhadas. Padre Luiz mandou encomendar a planta da igreja para o Engenheiro Long de Estrela – RS em fevereiro de 1938, custando $150.000. Em 1939, a planta definitiva da igreja foi produzida pelo Dr. João Batista Pianca, custando $300.000.
Tinha em caixa 31 contos de réis após um tufão ter atingido a segunda Igreja em 06/10/1942, estando em péssimas condições de conservação.
No dia 01/01/1944, na visita pastoral, Dom José Barea (1º Bispo de Caxias do Sul) realizou as celebrações do crisma e à tarde, às 15h, procedeu a Benção Solene da 1ª Pedra da Nova Igreja Matriz. Na ocasião estava presente um grande grupo de pessoas, sacerdotes, Prefeito municipal Olinto de Oliva, Vice-prefeito Stefano Aroldi e os fabriqueiros João Pitol, Pedro Marcon, José Mattei e Luiz Cenatti.
Realizou-se várias festas para conseguir o dinheiro em prol da nova igreja. A maquete da nova Igreja foi desenhada em 1950 e no verso tinha a nova campanha de arrecadações.
Em 01/11/1950, Dia de Todos os Santos, foi realizado o translado dos santos da igreja antiga para a nova.
A morte de Padre Luiz A. Simonaggio veio de forma rápida, com febre e coração fraco. Fazendo tratamento no Hospital São Pedro de Garibaldi, partiu. Após sua morte, a construção ficou parada até dia 05/11/1957. Padre Gentil Benini reiniciou as obras construindo a nova torre e até no final deste ano os muros ficaram prontos, faltando apenas a agulha e a cruz. Em 1958, a igreja estava revestida na parte interna e os vitrais colocados e o início da pintura ocorreu em 10/12/1958 pelo pintor Emílio Zanonde Guaporé. Em 1959, os pedreiros trabalharam no estuque da abóbada da Igreja. No dia 09/08/1959, na Festa do Padroeiro, foi inaugurada a pintura e realizada a benção pelo Bispo Dom Benedito Zorzi. Em 1962, a Igreja recebeu 40 bancos novos feitos pela carpintaria local de Valdemar Borghetti.