Fotografia de crianças reunidas em pé ao ar livre, trajando vestes na cor branca e usando penteados nos cabelos, em frente a uma escola de alvenaria com uma janela e porta. Vê-se chão batido e grama.
Histórico
Uma cópia da imagem foi produzida para integrar a exposição. FO0037.c1.
Data do objeto
1940
Informações de origem e procedência
A Escola Municipal Bento Gonçalves iniciou em 1943 com a Professora Máxima Fava, autoridades e alunos, lecionando para 40 alunos da 1ª a 4ª série. A comunidade pertencia ao 3º Distrito de Garibaldi.
A Escola Municipal Bento Gonçalves ficava localizada ao lado da Igreja, na Comunidade de Linha São Bartolomeu. Foi demolida aproximadamente na década de 1970 e no local foi construído o Salão da Comunidade. O corpo docente foi composto por Maróstica, Sezira Aimi, Amábile Zucatto, Rosalina Piva, Tercila Benini, Máxima Fava, Ana Cerutti, Leonora Baldissera, Helena Magni, Inês Villa Tirloni, Neusa Bertoncello, Analice Baldissera, Ana Maria Barella e Iraci Teresinha Michels Villa.
A professora Máxima Fava morava em Sessanta, atualmente Coronel Pilar, e para ir à escola usava uma charrete puxada a cavalo. Os alunos levavam espigas de milho para tratar o cavalo. Os alunos vinham de diversas localidades como São Jorge, Linha Pompéia, São Cristóvão e São Bartolomeu.
Fonte: Inês V. Tirloni.