Fotografia interna de estrutura alvenaria com abertura em arco.
Histórico
A fotografia original está com o doador. Foi emprestada para o Museu Histórico para cópia digitalizada por Andreia Salvadori.
Data do objeto
10/6/1942
Informações de origem e procedência
Parte interna da segunda Igreja Matriz São Lourenço Mártir após o Tufão que ocorreu no dia 06/10/1942.
Em uma visita pastoral, Dom José Barea descreve o estado da Igreja: A Igreja Matriz encontra-se em péssimas condições de conservação. Um tufão destruiu completamente a capela-mor e danificou o telhado e as janelas. Diante disso fizemos sentir ao Reverendo Vigário e aos fieis, se não procurassem levantar, com maior urgência possível, a nova igreja, não poderíamos em consciência permitir que se conservasse o Santíssimo Sacramento e celebrássemos os atos de culto na velha, reduzia a um estado lastimável, pior que o de qualquer capela da Paróquia. Acrescentamos que, se não fosse tomada com a máxima brevidade, a providência acima lembrada, ver-nos-íamos obrigados a transferir, ao menos provisoriamente, os atos de culto para outro ponto da paróquia, pois é de notar que vimos insistindo, desde a nossa primeira visita. Na urgente necessidade de construir um novo templo, coisa que não deve ser considerada como demasiadamente pesada para uma população de mais de 600 famílias, quase todas em boas condições econômicas.
Os reparos dos estragos causado pelo tufão custaram $2.416.500 e $ 2.303.800 foram coletados pelo padre que iniciou a festa em toda a paróquia em prol da nova igreja.
O altar-mor da Igreja foi restaurado por Valdemar Borghetti e parte dele está na atual Igreja Matriz.