Informações de origem e procedência
Histórico da Imagem: Sabina Possamai (13/06/1916 – 06/06/2003) e Santo Natal (31/05/1913 – 31/05/1991). Filhos: Pe. Osmar João Possamai (14/08/1941 – 20/09/2016) Ari, Dalcir, Natal e Ilário.
Sabina era filha de João Gandini e Joana Chisleni Gandini. Santo Natal era filho de: João Possamai e Laura?
Natal trabalhou com Isidoro Cauduro de 1936 a 1941, depois comprou o barracão e a ferraria de João Pitol e Orlando Rafainer. Em 1948 comprou da Igreja Matriz o terreno defronte que era de Pedro Marcon, construiu um barracão sendo uma metade para a ferraria e a outra para a carpintaria de Pedro Carniel e Valdemar Borghetti. Ali trabalhou até 1956. Depois vendeu a ferraria para o Rabaili em São José de Castro por 12 contos mas com o compromisso de ensinar a arte da ferraria. O imposto da ferraria era cobrado por selos, o fiscal passava mensalmente, olhava a compra e venda no livro caixa e colocava os selos que correspondia ao imposto. Quando Pe. Osmar era criança e seu irmão Ari ajudavam seus pais, levantando às 5h da manhã puxavam o fole para aquecer a ferramenta, depois com as torqueses próprias do ferreiro, seguravam o ferro aquecido, enquanto o pai e a mãe cada um de um lado da bigorna, com marretas pesadas batiam sobre o ferro aquecido para amolecer e preparar o instrumento planejado.
Nas tesouras do barracão se colocava o ferro bruto, as chapas... e dependendo da peça a ser fabricada o ferro era cortado com ponteiras, talhadeiras, e dobrado para ter o tamanho certo. Desse material bruto era feito martelo, turquese, foice, ancinho, faca, facão, tesoura para podar parreiras, braçadeiras, correntes de todos os tamanhos, ponteiro para pedreiro, enxada, picareta, vanga e ferro de cavalo.
Na funilaria Santo Natal produzia paneleiro, lanterna, e aparelho para torrar café, selins, enfeites e ferragens.
Produziu mais de 300 carroças, duas por mês.
Importante escrever que as ferragens, braçadeiras, parafusos e ferro colocado no concreto da construção da Igreja Matriz foi confeccionado por Santo Natal, assim como o chumbo derretido e colocado na cabeça dos pregos para o zinco foi preparado por Sabina com a ajuda dos filhos.