-
Solenidade da entrega do Título de Cidadão Benemérito
- Voltar
Anexos
-
FO276
Metadados
Miniatura

Número tombo
FO276
Título
Solenidade da entrega do Título de Cidadão Benemérito
Tipologia
Descrição
Fotorgafia de três homens trajando roupas sociais, dois sentados e um em pé atrás de uma mesa adornada, com o brasão do município de Coronel Pilar emoldurado no centro. Ao fundo, à esquerda, a bandeira do Estado do Rio Grande do Sul, a bandeira do Brasil e a bandeira de Coronel Pilar.
Data do objeto
30/12//2001
Informações de origem e procedência
Na fotografia, da esquerda para a direita: Vice-prefeito Adelar Loch, Presidente da Câmara de Vereadores Sr. Vanri Luiz Zanettin e o Prefeito Municipal Sr. Rosalino Moresco. Sessão da Câmara Municipal de Vereadores na Igreja Matriz São Lourenço Mártir. Fotografia encontrada no acervo particular do Pe. Osmar J. Possamai.
LEI MUNICIPAL Nº 068 “Concede Título de Cidadão Benemérito aos integrantes da Comissão de Emancipação do Município de Coronel Pilar”.
Em cumprimento ao disposto no artigo 69, inciso VI da Lei Orgânica do Município, que a Câmara de Vereadores que aprovou conceder o título de “Cidadão Benemérito” credenciados pela Assembleia Legislativa à Comissão Emancipacionista pelos relevantes serviços prestados ao Município em prol da coletividade, face ao esforço e empenho de seus integrantes na concretização da tão almejada emancipação política deste Município os seguintes nominados: Sr. Rosalino Moresco, Sr. Danilo Zanettin, Sr. Luis Fernando Furlanetto, Sr. Celso Furlanetto, Sr. Odir Laste. Sr. Ademir Viecelli, Sr Luciano César Furlanetto, Sr. Victor Rebelatto, José Corbellini, Sr. Otomar Villa (in memoriam), Sr. Lírio Furlanetto, Sr. João Corbelini.
Os títulos foram concedidos em sessão solene da Câmara Municipal de Vereadores realizada no dia 30/12/2001. Na ocasião, os homenageados receberam os respectivos diplomas e troféus alusivos a honraria.
Lei Municipal nº 066/2001 diz que o título de “Cidadão Benemérito” será conferido àquele que, por destacar atuação no meio social, cultural ou político, haja prestado relevante serviço de interesse público ao Município.
Breve Histórico da Emancipação: a Comissão de Emancipação do Município teve início por volta do ano de 1993. A primeira reunião do Movimento foi em 14/01/1994 na sala do Grupo JUCOP com os participantes Danilo Zanettin, Luis Fernando Furlanetto, Odir Laste, José Corbellini, e Luciano César Furlanetto, com a proposta de discutir e organizar o movimento da emancipação, com os requisitos mínimos e as condições que o então Distrito de Garibaldi apresentava para tornar-se Município. Com o passar do tempo, outras pessoas reuniram-se ao grupo, formando assim a grande Comissão de Emancipação eleita em 19/03/1994, tendo recebido a credencial das mãos do então Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Deputado Renan Kurtz, em 02/08/1994 sob o nº 1794-0100/94-5 para prosseguir na luta que se iniciava.
A Comissão assim se constituiu: Presidente: Rosalino Moresco; vice-presidente: Danili Zanettin; 1º Secretário: Luis Fernando Furlanetto; 2º Secretário: Celso Furlanetto; 1º Tesoureiro: Odir Laste; 2º Tesoureiro: Ademir Viecelli; Conselho Fiscal: Luciano César Furlanetto, Victor Rebellatto e José Corbellini. Suplentes: Otomar Villa (in memoriam), Lírio Furlanetto e João Corbellini. Assim, pela Lei Estadual nº 10.744 de abril de 1996, deu-se a criação do Município de Coronel Pilar.
Com a Lei Municipal nº049 de 05 de setembro de 2001, uma comissão designada pelo Legislativo determinou os símbolos presentes no brasão que representa os valores da comunidade, a Igreja Matriz de São Lourenço, tendo ao fundo os montes verdes, aos pés três espigas de trigo, e um pé de milho com espiga, duas mãos se apertando como símbolo de amizade.
Data de aquisição
Agosto de 2019
Forma de aquisição
Doação
Doador
Dimensões
Altura da Fotografia: 10cm Largura da Fotografia: 15cm
Localização
Arquivo do museu
Estado de conservação
Bom