Fotografia de uma tora de madeira sendo serrada por serra com motor. Ao lado esquerdo, um homem de boné maneja a máquina. À direita, uma pilha de serragem.
Produtor
Maria Antônia G. Salvadori
Data do objeto
1972
Informações de origem e procedência
A Serraria Salvadori iniciou com o Sr. Luiz Domingos Salvadori, pai de Benito.
O pai de Luiz Domingos, Sr. João, comprou um moinho para seu filho trabalhar. Anos depois, Sr. Luiz comprou um engenho usado em um ferro velho na Cidade de Estrela, em 1958, que era movimentado pela queda da água durante o dia, e à noite movimentava o moinho para a produção da farinha de milho.
No verão, como os arroios ficavam com baixo nível de água, o engenho era movimentado pela máquina a vapor importada da Itália que foi comprada do Sr. Augusto Anderle em 1965.
Em meados de 1972, transferiram a Serraria Salvadori para perto da estrada geral, e com a energia elétrica tudo facilitou. Todos os irmãos trabalhavam juntos, de segunda-feira à sábado. Funcionou ali até abril de 2010, quando, em uma noite, um incêndio criminoso destruiu o estabelecimento. Foi construída novamente na estrada que leva para Linha São Paulo.
Luiz Domingos Salvadori (25/04/1920- ) casou-se com Alberta Pruinelli Salvadori (10/11/1923 – 15-07/1984) em 20/11/1943.
Bibliografia: Benito Salvadori.