Fotografia de rua larga com dois sentidos de direção, dividida por um canteiro central com árvores baixas e postes de eletricidade. É possível ver prédios de alvenaria e de madeira e vegetação em ambos os lados. Ao fundo, é possível ver a Igreja Matriz ao lado esquerdo.
Histórico
A fotografia original se encontra na Escola E. E. M. São Lourenço. Uma cópia da imagem foi produzida para integrar a exposição. FO245.c1.
Informações de origem e procedência
Esta rua foi a primeira que existiu na cidade, denominada Linha Figueira de Mello, iniciava em Garibaldi (hoje Bairro Alfândega) e passava nas Comunidades de Linha São Roque, São Marcos, Sant’Ana, São Lorenzo de Villas Boas, São José, Nossa Senhora da Imaculada (Linha Noventa), São Paulo, Nossa Senhora do Carmo e Linha Assunção.
“Foi aberta uma picada transversal na Colônia Conde D’Eu no ano de 1874. O Conselheiro Figueira de Mello contratou o Capitão Jacinto Ferreira que executou um rasgo na floresta da Colônia. Para os 500 lotes planejados pela Província do Rio Grande do Sul, a Colônia Conde D’Eu contrata o Major Palmeiro. Coronel Pilar fazendo parte desta linha e tornando-se a primeira comunidade e curato, identificava o local como sendo Figueira de Mello.” (POSSAMAI. Osmar J, 2006, p. 18)
A Lei Ordinária Nº1137 de 08/03/1972 dá denominação à Ruas e Logradouros localizados na Villa de Coronel Pilar, 3º Distrito de Garibaldi. A estrada intermunicipal que liga Roca Sales a Garibaldi que está no centro da cidade chamava-se Figueira de Mello e passa a chamar-se Avenida 25 de Julho.
Bibliografia: Lei Ordinária da Prefeitura Municipal de Garibaldi.